quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Oremos aos Santos Anjos!


DEUS UNO e TRINTO, Onipotente e Eterno! Antes de recorrermos aos Vossos servos, os Santos Anjos, prostramo-nos na Vossa presença e Vos adoramos: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! DEUS Santo, DEUS forte, DEUS Imortal: que todos os Anjos e homens, que por Vós foram criados, Vos adorem, Vos amem e permaneçam no Vosso serviço!
E Vós, MARIA, Rainha de todos os Anjos, aceitai benignamente as súplicas que dirigimos aos Vossos servos; apresentai-as ao Altíssimo Vós que sois a Medianeira de todas as graças e a Onipotência suplicante a fim de obtermos graça, salvação e auxílio. Amém.
Poderosos Santos Anjos, que por DEUS nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima TRINDADE nós vos suplicamos: Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós suplicamos em nome de Preciosíssimo Sangue de nosso Senhor JESUS CRISTO:
Vinde depressa, socorrei-nos!
Nós vos suplicamos pelo poderosíssimo nome de JESUS: Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos por todas as chagas de nosso Senhor JESUS CRISTO:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos por todos os martírios de nosso Senhor JESUS CRISTO:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos pela Palavra Santa de DEUS: Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos pelo coração de nosso Senhor JESUS CRISTO:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos em nome do amor de DEUS tem por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos em nome da fidelidade de DEUS por nós pobres:
Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos em nome da misericórdia de DEUS por nós pobres:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos em nome de MARIA, Mãe de DEUS e nossa Mãe:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos em nome de MARIA, Rainha do Céu e da terra:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos em nome de MARIA, vossa Rainha e Senhora:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos pela vossa própria bem-aventurança: Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos pela vossa própria fidelidade: Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos pela vossa luta na defesa do Reino de DEUS:Vinde depressa, socorrei-nos!Nós vos suplicamos: Protegei-nos com o vosso escudo!Nós vos suplicamos: Defendei-nos com a vossa espada!Nós vos suplicamos: Iluminai-nos com a vossa luz!Nós vos suplicamos: Salvai-nos sob o manto protetor de MARIA!Nós vos suplicamos: Guardai-nos no Coração de Maria!Nós vos suplicamos: Confiai-nos às mãos de MARIA!Nós vos suplicamos: Mostrai-nos o caminho que conduz à Porta da Vida: o Coração aberto de nosso Senhor!Nós vos suplicamos: Guiai-nos com segurança à Casa do PAI Celestial!
Todos vós, nove coros dos Espíritos bem-aventurados: Vinde depressa, socorrei-nos!Nossos companheiros especiais e enviados por DEUS: Vinde depressa, socorrei-nos!Insistentemente vos suplicamos: Vinde depressa, socorrei-nos!
O Sangue Preciosíssimo de nosso Senhor e Rei foi derramado por nós pobres.
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!
O Coração de nosso Senhor e Rei bate por amor de nós pobres.
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!
Coração Imaculado de MARIA, Virgem puríssima e vossa Rainha bate por amor de nós pobres.
Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!
SÃO MIGUEL ARCANJO: Vós, Príncipe dos exércitos celestes, Vencedor do dragão infernal, recebestes de DEUS força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba do príncipe das trevas. Insistentemente vos suplicamos que nos alcanceis de DEUS a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no comprimento contínuo da vontade de DEUS e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria. Ao comparecermos perante o tribunal de DEUS - Socorrei-nos para que não desfaleçamos!

SÃO GABRIEL ARCANJO: Vós, Anjo da Encarnação, Mensageiro fiel de DEUS, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos da graça emanados do Coração amabilíssimo de nosso Senhor. Nós Vos suplicamos que fiqueis sempre junto de nós, para que, compreendendo bem a Palavra de DEUS quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes - Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

SÃO RAFAEL ARCANJO: Vós que sois lança e bálsamo do amor divino, nós vos suplicamos, feri o nosso coração e depositai nele um amor ardente a DEUS. Que a ferida não se apague nele, para que nos faça perseverar todos os dias no caminho do amor - Que tudo vençamos pelo amor!

ANJOS PODEROSOS e nossos irmãos santos que servis diante do trono de DEUS, vinde em nosso auxílio.
- Defendei-nos de nós próprios, da nossa covardia e tibieza, do nosso egoísmo e ambição, da nossa inveja e falta de confiança, da nossa avidez na busca de abundância, do bem-estar e da estima pública. Desatai em nós as algemas do pecado e do apego às coisas terrenas. Tirai dos nossos olhos as vendas que nós mesmos lhes pusemos e que nos impedem de ver as necessidades do nosso próximo e a miséria do nosso ambiente, porque nos fechamos numa mórbida complacência de nós mesmos.- Cravai no nosso coração o aguilhão da santa ansiedade por DEUS, para que não cessemos de procura-l’O, com ardor, contrição e amor.
Contemplai o Sangue do Senhor, derramado por nossa causa!
- Contemplai as lágrimas da vossa Rainha, choradas por nossa causa!
Contemplai em nós a imagem de DEUS, desfigurada por nossos pecados, que Ele por amor imprimiu em nossa alma!
- Auxiliai-nos a reconhecer a DEUS, adora-l’O, amá-l’O e servi-l’O!
Auxiliai-nos na luta contra o poder das trevas que, disfarçadamente, nos envolve e aflige.
- Auxiliai-nos, para que nenhum de nós se perca permitindo assim que um dia nos reunamos todos, jubilosamente, na eterna Bem-aventurança. Amém.
SÃO MIGUEL, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós!
SÃO GABRIEL, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós!
SÀO RAFAEL, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós!
Amém!!
Retirado do Livro: Devocionário de São Miguel Arcanjo

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael




O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.
Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.
Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina.
Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Seminário de Vida no Espírito Santo II


SVES II - Uma graça de Deus para nossa Paróquia!


Hoje começa o Seminário de Vida no Espírito Santo II (SVES II) em nossa comunidade. Será na matriz e vai até a quarta-feira da semana que vem. Se você já fez o SVES I não deixe de participar porque você vai conhecer um pouco mais sobre o Espírito Santo, seus dons, frutos e carismas.


“Uma vez que os cristãos, com toda a sua organização, não eram capazes de transmitir o poder da Igreja, aprouve a Deus renovar os fiéis por meio da loucura da Efusão. Com efeito, os teólogos procuram uma explicação, e as pessoas responsáveis preferem a moderação, mas os mais simples tocam com as mãos o poder de Cristo no Batismo do Espírito.”

Frei Raniero Cantalamessa parafraseando São Paulo, no livro a Renovação – Primavera da Igreja de Daniel Ange




quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Novena a São Miguel Arcanjo - Vamos rezar juntos?


Novena a São Miguel Arcanjo
- 21 a 29 de setembro -

V. Deus, vinde em nosso auxílio

R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Ó glorioso S. Miguel, excelso Príncipe das celestiais milícias. Vós, a quem foi reservada a glória de ser o primeiro a pugnar pela honra do Senhor, e que, empunhando o divinal estandarte forte com o poder divino, exclamando: "Quem é como Deus?", rápido como o relâmpago debelastes os anjos rebeldes e os precipitastes nos abismos, alcançai-nos uma centelha desse vosso zelo ardente, da vossa inabalável fidelidade, para que também nós saibamos, ajudados por vós, e fortes com o Nome de Deus, combater os Seus e nossos inimigos e deles alcançar gloriosa vitória.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Ó glorioso Arcanjo S. Miguel, vós a quem o Senhor entregou a guarda da Sua Igreja, e que constantemente velais sobre ela, dignai-vos ouvir as nossas preces em seu favor.
Vede, ó Arcanjo excelso, que o Dragão, que outrora já vencestes, embora saiba que jamais a poderá vencer, procura a todo custo combatê-la e persegui-la, ora espalhando o espírito de soberba entre os seus filhos, ora tentando com falsas doutrinas iludir os fracos e incautos, ora dirigindo todo o furor dos ímpios contra o seu chefe visível na terra; ah!, socorrei-a, reuni num só aprisco suas desgarradas ovelhas; tornai-as obedientes à voz do Pastor e, precipitando novamente o Dragão aos infernais abismos, alcançai que a Santa Igreja, gloriosa e triunfante, se exalte cada vez mais, e que aumente sempre o número de cristãos, ricos em amor de Deus e santidade.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Ó glorioso São Miguel, nosso Protetor amado, não rejeiteis nossas preces, e dignai-vos de aceitar benignamente os louvores que vos tributa o nosso afeto. Vós que possuis a ventura de gozar do Senhor, sem que jamais vos conturbe o temor de o perder, compadecei-vos de nós, que ainda no desterro e rodeados de mil perigos, tanto carecemos de auxílios; ajudai-nos nos combates desta vida e principalmente no momento terrível em que teremos de comparecer ante o Juiz Supremo! Ah! valha-nos então o vosso patrocínio, ó Príncipe celeste, para que, livres das chamas do Purgatório, possamos convosco gozar para sempre a inefável ventura de ver a Deus e possuí-lO eternamente no Céu. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Oração: Ó maior, ó mais humilde dos espíritos bem-aventurados, Arcanjo São Miguel, cuja divisa faz fugir o demônio e seus satélites, orai por nós! Obtende-nos o amor de Deus, o desprezo de nós mesmos e o horror do pecado! Praticando estas virtudes, teremos a doce confiança de entrar na Pátria celeste. No momento da terrível passagem, estai junto de nós, santo Arcanjo, que apresentais as almas a Deus. Que vossa espada afaste definitivamente o inimigo de nossa salvação, e gozaremos convosco a possessão eterna da infinita Beleza. Amém.

Ano Sacerdotal - Vamos rezar pelos nossos sacerdotes?



Oração pelos Sacerdotes

Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa.
Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus.
Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida.
Que sejam homens, testemunhas do eterno nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos.
Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido.
Tudo isso vos peço pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes. Amém


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Festa da Exaltação da Santa Cruz


Exaltação da Santa Cruz

Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso : "Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos " (I Cor 1,23) Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: "Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada".

"Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!"

Santa Cruz...Sede a nossa salvação!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mês da Bíblia - viver a Lectio Divina

No mês da Bíblia, arcebispo indica Lectio Divina
Meditar sobre a Epístola de São Paulo aos Filipenses

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, indica aos católicos a prática da Lectio Divina, especialmente neste período em que se celebra no país o mês da Bíblia.
A orientação da Igreja em favor da Lectio Divina ou Leitura Orante da Bíblia se faz “como modo de acolher no coração e na mente a Palavra que Deus que será transformada em vida e prática cristã na vida diária como testemunho evangélico”.
Dom Orani recorda que a CNBB propõe para meditação neste mês de setembro a Epístola de São Paulo aos Filipenses. Com o tema “Alegria de servir no amor e na gratuidade”, e com o lema “Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo”.
O arcebispo assinala que a Carta aos Filipenses é muito específica para uma reflexão sobre a vida em comunidade.
“A essência de nossas comunidades, paróquias, casas religiosas em nada se difere dos primeiros grupos cristãos, dos primórdios da Igreja de Cristo: homens e mulheres, em torno da mesa do Sacrifício Perene, vivendo e compartilhando a sua vida e o que possuíam”, afirma.
Dom Orani considera que “a orientação que São Paulo dirigia aos fiéis de Filipos, na Macedônia, é a mesma que ainda ecoa até nossos dias”.
“No momento em que vivemos a pressão do consumismo, da vontade do ter sempre mais, distraindo-nos em nossa caminhada, prendendo-nos aos bens terrenos, banaliza nossa atitude a letra do Apóstolo: ‘Eu aprendi a me adaptar às necessidades; sei viver modestamente e sei também como me comportar na abundância. Estou acostumado com toda e qualquer situação’.”
“Consegue-se abandonar tudo, até de si mesmo, de suas pretensões, de seu orgulho, a partir do momento em que se ouve a mensagem do Cristo e se a vive. Assim Paulo o fez e incitava seus caros irmãos no amor de Deus a fazê-lo também, ‘pelo entranhado amor de Jesus Cristo’, que se deu até à morte pela nossa redenção”.
É o anseio “da busca do amor que Cristo nos oferece pelo seu seguimento e pelo seu discipulado que devemos alimentar a nossa vida”, assinala o arcebispo.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Hoje a Igreja celebra o aniversário de Maria!


Natividade de Nossa Senhora


A Natividade de Nossa Senhora é a festa de seu nascimento. É celebrada desde o início do cristianismo, no Oriente. E, no Ocidente, desde o século VII. O profundo significado desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador.No seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, o Pe. António Vieira diz: "Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina. Dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança; os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes: para Senhora da Paz; os desencaminhados: para Senhora da Guia; os cativos: para Senhora do Livramento; os cercados: para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes: para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida: para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos: para Senhora da Graça; e todos os seus devotos: para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (...), dirão que nasce (...) para ser Maria e Mãe de Jesus". (Apud José Leite, S. J., op. cit., Vol. III, p. 33.).

sábado, 5 de setembro de 2009

Madre Teresa de Calcutá - Um exemplo a ser seguido!

Hoje a Igreja celebra a Beata Teresa de Calcutá

Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

COMO FAZER A LEITURA ORANTE

DA BÍBLIA






quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Igreja vive da Palavra


A Igreja não vive de si mesma mas do Evangelho e dele tira sempre de novo a orientação para o seu caminho. Trata-se de uma observação que cada cristão deve acolher e aplicar a si mesmo: só quem se coloca antes de tudo à escuta da Palavra pode depois tornar-se anunciador. De facto, ele não deve ensinar a sua própria sabedoria, mas a sabedoria de Deus, que muitas vezes, aos olhos do mundo, parece loucura. A Igreja e Palavra de Deus estão inseparavelmente ligadas entre si. A Igreja vive da Palavra de Deus e a Palavra de Deus ressoa na Igreja, no seu ensinamento e em toda a sua vida.

Papa Bento XVI

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Setembro - Mês da Bíblia


Há 38 anos a Igreja do Brasil celebra no mês de setembro o Mês da Bíblia. A celebração teve sua origem na arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, e foi se espalhando para todo o Brasil.
O objetivo do mês da Biblia, segundo a assessora da Comissão Bíblico-Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é infundir no povo a convicção de que a Palavra de Deus é, por excelência, o livro que deve ser inserido na vida de cada pessoa. Fazer com que as famílias sintam necessidade de ter uma Bíblia em casa e incentivar a reunião das comunidades para o estudo e a vivência da Palavra de Deus.
“A centralidade da Palavra de Deus tem impulsionado a vida e a ação evangelizadora da nossa Igreja. A redescoberta da Sagrada Escritura e o seu uso constante por todas as Igrejas Cristãs no Brasil tem sido muito significativo para o processo e crescimento da experiência da fé das comunidades espalhadas pelo nosso imenso país”, afirmou a assessora da CNBB.
Para este ano o livro proposto é a Carta de São Paulo ao Filipenses, cujo tema é “Alegria de servir no amor e na gratuidade” e o lema: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5).