sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


A CF 2009 tem como objetivo geral, suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.
O cartaz da CF quer nos mostrar que a paz pode ser conseguida em qualquer nível cultural ou econômico e a cultura é uma forte ferramenta para conseguirmos a paz.
“Onde pões tua Confiança?
Segurança quem te trás?
É o Amor quem tudo alcança.
Só a Justiça gera a Paz!”

O refrão do Hino da CF 2009 apresentado acima, nos leva a refletir onde depositamos nossa confiança, nossa segurança, em meio a um mundo egoísta e capitalista que vivemos. Nos convida a crer no verdadeiro amor, que é JESUS CRISTO, que por este amor viveu e deu sua vida por nós numa cruz. Nos ensinando que a verdadeira justiça está alicerçada no respeito, na caridade gerando desta forma a paz.
“A paz que é tão sonhada, cantada em canções tão lindas, só chegará até nós quando ouvirmos a voz do Senhor Jesus.”


Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade 2009:

Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.

Nesse tempo em que nos chamais à conversão,
à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,
pedimos perdão pela violência e pelo ódio
que geram medo e insegurança.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.

Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,
para que a Campanha da Fraternidade
seja um forte instrumento de conversão.
Sejam criadas as condições necessárias
para que todos vivamos em segurança,
na paz e na justiça que desejais.
Amém.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ESCALA PARA VIA SACRA

Informamos para os grupos, movimentos, pastorais e serviços da paróquia a escala estipulada pelo pároco dos responsáveis para dirigir a Via Sacra de cada sexta feira.

Dia 27/02/09 - PASTORAL DA SAÚDE

Dia 06/03/09 - PASTORAL DA CATEQUESE

Dia 13/03/09 - PASTORAL DE EVENTOS

Dia 20/03/09 - GRUPO DE INTERCESSÃO

Dia 27/03/09 - RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Dia 03/04/09 - GRUPO DE ESPIRITUALIZAÇÃO SHEKINAH

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

VIA SACRA

Foi por você... foi por mim... foi por todos nós... que Jesus aceitou ser pregado numa Cruz.
Foi por AMOR... Por seu AMOR INFINITO...
Para refletir e reviver na mente e no coração, a grandeza deste AMOR a Paróquia de Nossa Senhora das Vitória, quer lhe convidar para todas as 6ª feiras após a Santa Missa, durante o período da quaresma, você participar da reza da Via Sacra, em nossa Matriz.
A Via Sacra é uma oração forte porque nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora.
Venha rezar conosco!

QUARESMA


Tempo especial em que devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer nos ensinar como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.

Na Quarta-Feira de Cinzas, quando começa a quaresma, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó" que as cinzas lembram. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.

Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola que são os remédios contra o pecado. É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne.

Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso. A mortificação fortalece o espírito. Não é valorizar o sacrifício, mas o fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz; é um meio, não um fim.

Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca".

Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma.

A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.
Para isso podemos fazer uma confissão bem feita; o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: "a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.

Jesus quis que nos confessemos com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus. Especialmente aqueles que há muito não se confessam, têm na Quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do confessor e entregar a Cristo nele representado, as suas misérias.
Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.
Não podemos esquecer também que a Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma.

Na Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua "lembrança", mas a sua "presentificação"; é a atualização do Sacrifício único de Jesus. A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, "torna-se presente a nossa redenção".

Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor.

Texto: Professor Felipe Aquino
Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009



COMECE HOJE
A RETOMADA
DE SUA VIDA
DE ORAÇÃO

A oração é o oxigênio da alma. “Para mim a oração é um impulso do coração, é um olhar dirigido ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus). Então vamos começar pela oração, nós precisamos orar, rezar, conversar com Deus sempre como nos ensinou Jesus, que orava sem cessar buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai. Reze com o que está no seu coração, quer seja bom ou ruim, pois na oração nada se perde tudo se transforma em matéria prima para Deus, que nos ama, realizar o milagre que necessitamos. “Tudo pode ser mudado pelo poder da Oração”.
Por isso, escolha todos os dias um horário para fazer sua oração pessoal ou ore o dia todo, fazendo o que estiver fazendo, é a oração ao ritmo da nossa vida. Coloca-nos o tempo todo na presença do senhor, alimento forte e substancioso. È necessário que seja fiel e perseverante, para se tornar uma coisa normal e habitual em nossa vida, como se alimentar todo dia e varias vezes por dia. A oração com a Palavra de Deus nos manterá de pé e reconheceremos melhor o Senhor e sua promessa de salvação, Sua Palavra forma nossa mentalidade, nos moldes do Reino de Deus.
A Eucaristia, Santa Missa é o alimento mais forte, pois comungamos o próprio Jesus nossa vida. Muitas vezes trabalhamos demais, temos tempo para tudo, pra o lazer, para conversar, ver televisão, passear no shopping, mas para parar um pouquinho para repor as “energias” espirituais não damos muita importância. Por isso, tem gente morrendo no pecado e numa vida vazia, pois está “anêmica” de Deus, com anemia espiritual. Nesta hora é preciso buscar a ajuda certa, como fez àquela senhora, buscou no Sacramento da Confissão o diagnostico e o remédio para ser curada e liberta do males da alma.
Cuidado para não buscar alimentos e remédios errados, como espiritismo, macumbaria, esoterismo, filosofias orientais etc. Eles são como uma chaga aberta, você recebe um alimento falso, que não resolve, pode ser até um paliativo, que engana, mas não cura, pode até levar a morte, você vai perdendo energia e sangue sem perceber, como nos diz são Paulo: “Enfim fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força, revesti-vos da armadura de Deus, pra que possais resistir às ciladas do diabo. Pois nossa luta não é contra homens de carne e sangue, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos espalhados pelos ares. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus”. (cf. Efésios 6, 10-13). Neste caso o melhor é buscar uma direção espiritual, um sacerdote ou uma pessoa mais madura na fé de sua comunidade para lhe ouvir e rezar por você, pois alimento ou medicamento errado pode matar.
Portanto, o primeiro passo é começar a rezar, reconhecer que esta com anemia espiritual e acreditar que acima de tudo Deus me ama e me espera de braços abertos na confissão, na Eucaristia, no grupo de oração, na partilha, na direção espiritual e no simples terço com Maria. Deus me vê, não é indiferente a minha dor, Deus me entende, quer me envolver de amor. Rezemos juntos: Pai santo, Pai amado, livrai-me de toda doença espiritual, psicológica ou física e derramai sobre mim o Teu Espírito Santo, para encher-me de força e de vida, pra me ensinar a rezar, vem e cura-me, liberta-me, pois eu quero viver. Dai-me o dom da fortaleça, para me libertar de toda tibieza, abatimento, sentimento de derrota e frieza espiritual, quero vencer através da oração e do louvor. Amém.

Texto extraído do blog do Padre Luizinho
Comunidade Canção Nova

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ADORAÇÃO PAROQUIAL


"Vinde, inclinemo-nos em adoração,

de joelhos diante do Senhor que nos criou". Salmo 94,6


No próximo sábado nossa comunidade estará reunida para a adoração mensal.
Sua presença é muito importante para nós, mas principalmente para o Senhor Jesus.

ELE ESPERA POR VOCÊ!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CALENDÁRIO PAROQUIAL 2009

Paróquia Nossa Senhora das Vitórias
ATIVIDADES DO MÊS DE FEVEREIRO

Dia 04/02 – Reunião do CPP

Dia 07/02 – Inicio da Crisma e Catequese de Adultos

Dia 07/02 – Curso de Batismo na Matriz

Dia 08/02 – Celebração de Envio dos novos coordenadores

Dia 13/02 – Formação com a Catequese

Dia 14/02 – Celebração de Batizado às 17h na Matriz

Dia 15/02 – Chegada da Imagem de São Paulo às 19h na Matriz

Dia 16/02 – Orações em honra a São Paulo

Dia 17/02 – Despedida da imagem de São Paulo

Dia 18/02 – Adoração Perpétua no Santuário do Santíssimo Sacramento às 20h

Dia 21/02 – Adoração Paroquial às 20h na Matriz

Dia 25/02 – Celebração de Cinzas às 18h na Capela São José e as 20h na Matriz

Dia 27/02 – Formação com o Grupo de Eventos

Dia 27/02 – Via Sacra às 20h